Mudanças entre as edições de "Poluição e contaminação marinha"

Ir para navegação Ir para pesquisar
sem sumário de edição
 
Linha 1: Linha 1:
A poluição aquática é uma questão problemática que vem ganhando muita ênfase em estudos, não só de ciências do mar, como também em outros contextos, como por exemplo na saúde pública e alimentação. Com o crescimento e desenvolvimento das atividades antrópicas ao longo dos últimos anos, também se expandiram os impactos dessa poluição na natureza.  
A poluição aquática é uma questão problemática que vem ganhando muita ênfase em estudos, não só de ciências do mar, como também em outros contextos, como por exemplo na saúde pública e alimentação. Com o crescimento e a evolução das atividades antrópicas no decorrer dos últimos anos, também se expandiram os impactos dessa poluição na natureza.  


De acordo com o artigo 1, item 4, da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, celebrada em Montego Bay, Jamaica (1982), ‘poluição do meio marinho’ significa a introdução pelo homem, direta ou indiretamente, de substâncias ou de energia no meio marinho, incluindo os estuários, sempre que a mesma provoque ou possa vir provocar efeitos nocivos, tais como danos aos recursos vivos e à vida marinha, riscos à saúde do homem, entrave às atividades marítimas, incluindo a pesca e as outras utilizações legítimas do mar, alteração da qualidade da água do mar, no que se refere à sua utilização, e deterioração dos locais de recreio.<ref>https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1990/decreto-99165-12-marco-1990-328535-publicacaooriginal-1-pe.html</ref>
De acordo com o artigo 1, item 4, da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, celebrada em Montego Bay, Jamaica (1982), poluição do meio marinho significa "a introdução pelo homem, direta ou indiretamente, de substâncias ou de energia no meio marinho, incluindo os estuários, sempre que a mesma provoque ou possa vir provocar efeitos nocivos, tais como danos aos recursos vivos e à vida marinha, riscos à saúde do homem, entrave às atividades marítimas, incluindo a pesca e as outras utilizações legítimas do mar, alteração da qualidade da água do mar, no que se refere à sua utilização, e deterioração dos locais de recreio."<ref>https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1990/decreto-99165-12-marco-1990-328535-publicacaooriginal-1-pe.html</ref>


Já a contaminação é o aumento de concentrações normais de um elemento químico ou de algum micro-organismo patogênico, na água ou em sedimentos, devido a atividades antrópicas. Essas concentrações podem ser danosas aos seres vivos e ao meio ambiente.
Já a contaminação é o aumento de concentrações normais de um elemento químico ou de algum micro-organismo patogênico, na água ou em sedimentos, devido a atividades antrópicas. Essas concentrações podem ser danosas aos seres vivos e ao meio ambiente.
161

edições

Menu de navegação